Ipiranga e Walmart firmam parcerias
com a TAM para o Multiplus Fidelidade

São Paulo, 8 de setembro de 2009 – A Ipiranga e o Walmart, por meio dos seus programas de fidelidade Km de Vantagens e de relacionamento Bomclube, respectivamente, são os primeiros parceiros do Multiplus Fidelidade, a iniciativa de rede de programas de fidelização da TAM.

Com as parcerias, os associados do Multiplus Fidelidade terão mais opções de acumular e resgatar pontos em produtos e serviços que fazem parte de seu cotidiano. Agora, além de voos da TAM e roteiros da TAM Viagens, o cliente poderá acumular pontos ao consumir produtos e serviços na rede de postos Ipiranga e comprar nas lojas do grupo Walmart, bem como resgatar prêmios nos pontos de vendas desses parceiros.

“O Km de Vantagens e o Bomclube enriquecem a base de clientes do Multiplus Fidelidade, que já contava com os mais de 6 milhões de participantes  provenientes do TAM Fidelidade”, diz o presidente da TAM, comandante David Barioni Neto. As bases de clientes, somadas, elevarão o total de membros da rede para quase 12 milhões.

O Multiplus Fidelidade representa a expansão do conceito de programas de fidelização em que, por meio de uma rede de programas, é possível acumular e trocar pontos em produtos ou serviços de diferentes empresas, de bilhetes aéreos às compras do dia a dia. “O Multiplus será uma ferramenta eficiente de fidelização e retenção de clientes a custos vantajosos para as empresas que participarem da coalizão”, afirma Líbano Barroso, vice-presidente de Finanças, Gestão e TI da TAM.

O Km de Vantagens Ipiranga, programa de fidelidade  pioneiro no  segmento de distribuição, que em cinco meses de operação já conta com mais de 1,5 milhão de participantes, atua em todo o território nacional  por meio do acúmulo de “km” nas compras de combustíveis, lubrificantes e outros produtos e serviços comercializados nos postos que operam sob as marcas Ipiranga (nas regiões Sul e Sudeste) e Texaco (nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste), nas lojas da rede am/pm e JetOil e também nos sites Ipirangashop.com e KmdeVantagens.com. A Ipiranga integra o Grupo Ultra, fundado há mais de 70 anos, possui mais de 5 mil postos e é a maior empresa privada brasileira no segmento de distribuição de combustíveis.

“O abastecimento do carro é uma compra recorrente do consumidor. Na rede Ipiranga são realizados em torno de 30 milhões de abastecimentos mensais. O programa de fidelidade Km de Vantagens permite o relacionamento individualizado e de forma direta com cada um desses consumidores e fortalece a estratégia de diferenciação da companhia, baseada na diversificação do mix de produtos e serviços presentes nos nossos postos. Com a adesão ao programa Multiplus Fidelidade, ampliaremos de forma significativa os  benefícios concedidos aos participantes do programa, conferindo um potencial ainda maior de expansão e de retenção de clientes”, afirma Leocadio Antunes Filho, diretor superintendente da Ipiranga.

O Bomclube é o Clube de Vantagens do Walmart Brasil que recompensa com prêmios os seus sócios, com os pontos acumulados a cada compra realizada em suas lojas. Atuante em todos os estados do Nordeste (redes Bompreço e HiperBompreço) e também no Sul do país (BIG, Nacional e Mercadorama), o programa, que já conta com 4,3 milhões de membros, é gratuito e seu cadastro pode ser feito na hora, em uma das lojas da rede.

“O Walmart tem planos de expandir o Clube de Vantagens para todas as regiões do país. Não tenho dúvida que a parceria com a TAM fortalecerá esse processo”, diz Marcelo Vienna, vice-presidente Comercial do Walmart Brasil.

Ao firmar parceria, as três empresas – TAM, Ipiranga e Walmart – contarão com o fortalecimento das suas marcas, que farão parte da mais ampla rede de coalizão de parceiras no mercado.

As compras nos pontos de vendas da Ipiranga e do Walmart já acumulam créditos nos seus programas, que poderão ser trocados por pontos do Multiplus Fidelidade a partir do mês de novembro. Em breve, a TAM, a Ipiranga e o Walmart comunicarão seus clientes sobre as regras e a data exata de início desses benefícios.

Mais informações sobre o Multiplus Fidelidade no site www.multiplusfidelidade.com.br.


Sobre a TAM:
A TAM (www.tam.com.br) lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de julho com 43,2% de market share. A companhia voa para 42 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 79 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 88,3% em julho.  As operações para o exterior abrangem voos diretos para 17 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires (Argentina), Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em voos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 72 destinos nos EUA, América do Sul e Europa. Pioneira no lançamento de um Programa Fidelidade para empresa aérea no Brasil, a TAM possui hoje 6,1 milhões de associados e já distribuiu 8,5 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.

MVL Comunicação
Assessoria de Imprensa TAM
Tel.: (11) 3594-0328 / 0336 / 0302 / 0304 / 0306
Plantão: (11) 9323-3702
equipetam@mvl.com.br

TAM
Gerência de Relações com Imprensa
www.tam.com.br
www.taminforma.com.br

Sobre a Ipiranga:
Empresa do Grupo Ultra, a Ipiranga possui atualmente uma rede de mais de 5.000 postos de combustíveis em todo o território nacional, em função da incorporação de 2.000 postos à rede Ipiranga, resultado da aquisição da Texaco pelo Grupo Ultra, concluída em março de 2009.
Com a aquisição, a Ipiranga consolida sua posição como segunda maior distribuidora de combustíveis no país, passando a deter 22% de participação no mercado brasileiro. A incorporação dos postos Texaco nas regiões Centro-Oeste, Nordeste e Norte permite à Ipiranga atender com maior eficiência clientes com operações e necessidades em escala nacional. A Ipiranga volta a ter acesso a regiões de altas taxas de crescimento de consumo. Os ganhos de escala gerados pela união de Ipiranga e Texaco resultam em serviços de melhor qualidade e em maior competitividade para todos os postos da rede, com benefícios para o consumidor. No primeiro semestre de 2009, a Ipiranga registrou receita líquida de R$ 13,3 bilhões com volume de vendas de 7,4 milhões de m³.
Atualmente, a Ipiranga conta com 2.300 funcionários diretos. Seus postos são voltados a atender as necessidades diárias dos consumidores, ofertando desde combustíveis e lubrificantes até produtos de conveniência – são mais de 700 lojas  am/pm e  600 unidades Jet Oil - serviços automotivos especializados,  instaladas em postos Ipiranga.

FSB Comunicações
Assessoria de imprensa da Ipiranga
Betina Bernardes – (21) 3206-5086 / 8121-1713 – betina.bernardes@fsb.com.br 
Lúcia Martins – (21) 3206-5081 / 8121-6742 – lucia.martins@fsb.com.br 
Milena Cosmo – (21) 3206-5050 / 9146-3629 – milena.cosmo@fsb.com.br

Sobre o Walmart Brasil:
Desde 1995 no mercado varejista brasileiro, o Walmart Brasil tornou-se referência de preços baixos, sortimento, respeito ao meio ambiente e investimento nas regiões e comunidades em que atua. Está presente com mais de 360 lojas, em 18 Estados (regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além do Distrito Federal), com as bandeiras Walmart, Hiper Bompreço, BIG, SAM'S CLUB, Maxxi, Todo Dia, Bompreço, Nacional e Mercadorama. O Walmart faturou R$ 17 bilhões em 2008 no Brasil, 13% a mais que em 2007. O plano de expansão para 2009 prevê até 90 novas lojas, com investimento de R$1,6 bilhão e geração de 10.000 novos postos de trabalho.

Walmart Brasil - Assessoria de Imprensa
Simone Cardoso – (11) 2103-5536 – simone.cardoso@wal-mart.com
Cristina Cassis – (11) 2103-5103 – cristina.cassis@wal-mart.com
www.walmartbrasil.com.br
www.twitter.com/imprensawalmart