TAM Cargo marca presença na Intermodal 2013

Empresa, que integra o Grupo LATAM Airlines, apresenta novidades e ressalta investimentos previstos no mercado nacional



São Paulo, 1º de abril de 2013 – A edição 2013 da Intermodal South America, a segunda maior feira do mundo para os setores de logística, transporte de cargas e comércio exterior, será realizada de 2 a 4 de abril, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, e contará com a presença da TAM Cargo.
Esta será a primeira vez, desde a criação do Grupo LATAM Airlines, que as equipes da TAM Cargo e da ABSA, subsidiária da LAN Cargo presente no Brasil há 16 anos, se apresentarão de forma integrada. O objetivo é de que durante o evento os visitantes conheçam melhor as facilidades e os diferenciais oferecidos com a união das operações das empresas que, desde agosto de 2012, formam a unidade cargueira do Grupo LATAM Airlines no Brasil.


A TAM Cargo tem como missão proporcionar um serviço de transporte de cargas mais robusto e multifacetado, compatível com as dimensões e as necessidades do País. O público que for ao estande da TAM Cargo na Intermodal 2013 encontrará soluções especializadas para transportes de cargas pesadas e/ou especiais e, ainda, serviços de transporte ponto a ponto com grande capilaridade.
“Em 2012, registramos um crescimento de aproximadamente 5% na área de cargas do Grupo LATAM Airlines. Este resultado é atribuído ao modelo de negócios adotado, que combina aviões cargueiros com aeronaves de passageiros, além da diversidade de mercados atendidos”, explica Pablo Navarrete, diretor executivo da TAM Cargo. Ele ainda ressalta que o ano passado também foi muito importante para a história do Grupo, pois registrou a chegada do quarto avião cargueiro da ABSA – sendo um deles o primeiro com a marca TAM Cargo, um Boeing 767-300F.


Destinada exclusivamente ao transporte de carga, a aeronave possui área útil de 451 metros cúbicos, tem capacidade para transportar 57 toneladas e autonomia para realizar voos com duração entre 9 e 15 horas, a depender do volume de carga transportada.
As conquistas de duas licitações dos Correios para linhas RPN (Rede Postal Noturna) com aviões dedicados e a integração das equipes TAM Cargo e da ABSA permitiram o desenvolvimento de um serviço de excelência, capaz de transportar diversos tipos de cargas para todo o Brasil. Isso também possibilitou a entrega ao mercado nacional de uma oferta significativa em rotas com grande demanda.
Ainda em 2012, a TAM Cargo anunciou os investimentos na construção de um novo terminal de cargas em São Paulo. O local, que tem previsão de ser inaugurado no primeiro semestre de 2014, terá 14 mil metros quadrados e capacidade de movimentação diária de mil toneladas em sistema verticalizado, que proporcionará um incremento de oito vezes em relação ao potencial atual de operação da unidade de negócios da TAM no aeroporto de São Paulo/Guarulhos.


Em julho deste ano, será inaugurado um novo armazém de cargas domésticas em Manaus (AM), também com operações coordenadas de TAM Cargo e ABSA. Além disso, o Grupo tem melhorado sua infraestrutura nos aeroportos de forma permanente, principalmente no aeroporto de São Paulo / Congonhas. Atualmente, a frota da TAM Cargo é composta por quatro aeronaves de cargas. Além destes, o transporte de mercadorias também é feito pelos 161 aviões de passageiros que integram a frota da TAM.


TAM Cargo na Intermodal South America 2013

Data: 2 a 4 de abril
Horário: das 13h às 21h
Local: Estande localizado na E45, no Transamérica Expo Center (Avenida Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, 387 – Santo Amaro – São Paulo / SP)

A TAM Cargo (www.tamcargo.com.br), unidade de cargas do Grupo LATAM Airlines no Brasil, é responsável pela prestação de serviços de transporte aéreo de cargas, encomendas expressas e cargas especiais. Atualmente, atende com voos diretos a 42 aeroportos brasileiros, oferece coleta em mais de 400 cidades e entrega em mais de 4000 localidades no Brasil com operação porta a porta, utilizando uma ampla estrutura de transporte terrestre.
A rede de carga de LAN e TAM, juntas, chega a 169 destinos em todo o mundo, em 27 países, além de melhorar a conectividade dos países andinos com destinos além da região, como é o caso do Peru e da Colômbia. Em seu portfólio, constam produtos voltados para diversos públicos, no Brasil são TAM Cargo Próximo Voo, o mais rápido do mercado para encomendas urgentes; TAM Cargo Próximo Dia, para entregas no dia seguinte ao do envio; TAM Cargo Convencional, ideal para o transporte de grandes volumes; e TAM Cargo Internacional, para importação e exportação de cargas na modalidade aeroporto-aeroporto, com os produtos Priority 1 e Positive Flight Specifc.