Dicas para o passageiro

A TAM divulga algumas dicas com o objetivo de ajudar a seus clientes a diminuir o tempo de espera nos aeroportos e a evitar transtornos durante o embarque, o desembarque e a viagem. Confira abaixo: 

v  Para o check-in, é importante ter em mãos documento de identidade ou outro juridicamente equivalente, original ou cópia autenticada, em bom estado de conservação.

v  Para voos internacionais, são necessários passaporte, visto e/ou certificado de vacina válidos, entre outras exigências que dependem do país de destino ou de conexão. É importante que o passageiro verifique a documentação necessária para o destino.

v  O passageiro precisa se apresentar no check-in com uma hora de antecedência, em caso de voos domésticos, e duas horas antes quando se trata de viagens internacionais. Para embarques em Manaus, também é preciso chegar duas horas antes.

v  Para economizar tempo, o cliente pode fazer o check-in pela internet , por meio do serviço Check-In Fácil Web. Basta acessar o site da TAM (www.tam.com.br) com o número do seu e-ticket em mãos, selecionar a aba Check-In Fácil Web e seguir as instruções para imprimir seu cartão de embarque. 

v  O passageiro também pode utilizar o serviço Check-in Fácil TAM nos totens de autoatendimento instalados em 31 aeroportos brasileiros (veja relação completa no site da TAM). Depois de imprimir seu cartão de embarque, se o cliente tiver bagagem para despachar, deve ir até a fila de despacho exclusiva para os serviços de autoatendimento. Quem não possui bagagem a ser despachada pode se dirigir diretamente ao portão de embarque.

v  O cliente precisa ficar atento também ao fato de que há itens que não devem ser despachados. São eles: dinheiro, joias, objetos frágeis e artigos eletrônicos.

v  Para o despacho de equipamentos como instrumentosmusicais, bicicletas, equipamentos de golfe, esqui e surfe, entre outros, há uma regulamentação específica, que pode ser consultada no site da TAM: http://www.tam.com.br/b2c/vgn/v/index.jsp?vgnextoid=69db09f1157f2210VgnVCM1000000b61990aRCRD

 

v  Confira abaixo as restrições de peso e volume das bagagens despachadas:

 

Viagens nacionais

Até 23 kg

e América do Sul

Viagens internacionais

Dois volumes

(até 32 kg cada)

(exceto América do Sul)

Viagens internacionais

Dois volumes

(até 23 kg cada)

  com início da viagem na Europa

 

 

v  A bagagem de mão não pode exceder cinco quilos, e a soma da altura, largura e comprimento não deve ultrapassar 115 centímetros. Armas de fogo, objetos pontiagudos ou cortantes, instrumentos de ponta arredondada com mais de seis centímetros, como martelos e bastões e substâncias explosivas, inflamáveis, químicas e tóxicas não podem ser carregadas nas malas de mão.

v  Só é permitido embarcar com substâncias líquidas em frascos individuais que tenham no máximo 100 mililitros. Estes devem ser acomodados em uma embalagem plástica transparente vedada com capacidade de um litro ou até 20X20 centímetros por passageiro. A única exceção é para líquidos adquiridos no free shop ou a bordo das aeronaves, desde que estejam em embalagem plástica selada e com recibo de compra na data do início do voo.

v  A alimentação que será consumida por bebês durante o voo deve ser apresentada na inspeção da bagagem. Medicamentos líquidos precisam de receita médica.

v  Para evitar transtornos com a bagagem, o passageiro deve diferenciar e identificar as malas (nos balcões de check-in da TAM, etiquetas são distribuídas gratuitamente), remover etiquetas antigas, usar cadeados ou lacre de segurança oferecido pela companhia, embalar artigos frágeis ou perecíveis, certificar-se de que recebeu o canhoto comprovando o despacho, e apresentar a mala de mão no check-in para identificação.

v  Ao recolher as malas da esteira, o cliente precisa checar se as bagagens estão íntegras. Caso haja alguma avaria, ele deve procurar imediatamente um funcionário da empresa ainda na área de desembarque

v  Para mais informações e dicas sobre bagagem e documentos necessários para o embarque, o cliente pode acessar o site da companhia (www.tam.com.br).