Multiplus Fidelidade seleciona
plataforma tecnológica da Oracle 

Tecnologia vai conectar programas de fidelização de empresas de diferentes ramos de atividade, incluindo o TAM Fidelidade

São Paulo, 07 de julho de 2009 – O Multiplus Fidelidade, nova unidade de negócios da TAM (Bovespa: TAMM4 e NYSE: TAM), fechou contrato com a Oracle para implementar  a plataforma tecnológica composta pelas soluções Oracle Siebel Call Center e Oracle Siebel CRM Loyalty, que conectará os programas de fidelidade das empresas dos mais diferentes ramos de atividade – de companhia aérea a postos de gasolina, telefonia, supermercados, hotelaria, livrarias, cinemas, bancos, cartões de crédito, provedores de internet e fabricantes de automóveis, entre outros – que integrarão a rede de programas de fidelização da iniciativa.
 
“Decidimos investir numa tecnologia global de qualidade que comprovadamente tenha flexibilidade e versatilidade para gerenciar com eficiência a rede de programas do Multiplus Fidelidade, integrada por várias empresas de diferentes setores, cada uma delas com suas regras próprias”, informa Líbano Barroso, vice-presidente de Finanças, Gestão e TI da TAM, ao explicar as razões que levaram à  escolha da plataforma da Oracle. Ele acrescenta que outro fator decisivo foi a escalabilidade da plataforma, capaz de suportar o rápido e forte crescimento esperado na adesão de parceiros e principalmente dos consumidores como membros do Multiplus Fidelidade.     
 
O diretor de Operações do Multiplus Fidelidade, Luiz Eduardo Ritzmann, afirma que foram avaliadas as tecnologias de 13 empresas que participaram do processo de escolha, que envolveu a análise de 110 quesitos técnicos. “Chegamos à conclusão de que a plataforma desenvolvida pela Oracle para programas de fidelização com eficácia comprovada globalmente, inclusive por companhias aéreas, é a mais adequada devido à sua flexibilidade, que permite a conectividade de todos os programas integrantes da rede do Multiplus Fidelidade”, informa. A atuação global da Oracle foi outro atributo relevante, considerando que no primeiro trimestre de 2010 a TAM concluirá o processo de integração à Star Alliance, a maior aliança global da aviação comercial. 
 
Essa flexibilidade permitirá que o membro do Multiplus Fidelidade concentre em uma só conta os pontos que acumular nas compras de passagens aéreas e em seus gastos do dia a dia em postos de gasolina, telefone celular, supermercados e livrarias participantes da rede, além de estabelecimentos de outros ramos de atividade. Ao mesmo tempo, esse consumidor poderá acessar o Multiplus Fidelidade pela internet  para resgatar os pontos acumulados em prêmios oferecidos pelos programas de fidelização das empresas participantes – de roteiros turísticos da TAM Viagens a produtos ou serviços dos demais parceiros.
 
A escalabilidade da plataforma da Oracle, outro fator decisivo no processo de decisão, permite, segundo Ritzmann, que “o número de parceiros da rede e principalmente dos membros do Multiplus Fidelidade possa ser multiplicado sem limitar a sua expansão futura”. Só o programa TAM Fidelidade, que continuará sendo o programa de relacionamento da TAM com seus passageiros frequentes, tem atualmente 5,9 milhões de membros.

O Oracle Siebel CRM Loyalty é uma solução aberta, baseada em padrões de mercado e escalável que garante flexibilidade e agilidade na inclusão de novos parceiros, além de assegurar uma visão de 360 graus do cliente, ou seja, um completo mapeamento do cliente com histórico de transações, serviços requeridos, compras efetuadas, preferências etc. “A TAM é nosso primeiro cliente no setor de aviação no país. A proposta da companhia aérea é inovadora e vai garantir um salto qualitativo da empresa no relacionamento com clientes”, diz Elisabete Waller, vice-presidente de Aplicativos da Oracle do Brasil. “Oferecemos uma solução completa reconhecida por institutos de pesquisa independentes como Gartner e Forrester, que posicionam a Oracle como líder no segmento de CRM.”
 
Mais informações sobre o Multiplus Fidelidade no site www.multiplusfidelidade.com.br.

 
Sobre a TAM
A TAM (www.tam.com.br) lidera o mercado doméstico desde julho de 2003 e fechou o último mês de maio com 44,9% de market share. A companhia voa para 42 destinos no Brasil. Com os acordos comerciais firmados com companhias regionais, chega a 79 destinos diferentes do território nacional. A participação de mercado da TAM entre as companhias aéreas brasileiras que operam linhas internacionais foi de 86,8% em maio. As operações para o exterior abrangem vôos diretos para 18 destinos nos Estados Unidos, Europa e América do Sul: Nova York, Miami e Orlando (EUA), Paris (França), Londres (Inglaterra), Milão (Itália), Frankfurt (Alemanha), Madri (Espanha), Buenos Aires e Bariloche (Argentina), Cochabamba e Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), Santiago (Chile), Assunção e Ciudad del Este (Paraguai), Montevidéu (Uruguai), Caracas (Venezuela) e Lima (Peru). Além disso, mantém acordos de codeshare que permitem o compartilhamento de assentos em vôos com companhias internacionais, possibilitando ao passageiro viajar para outros 64 destinos nos EUA, América do Sul e Europa. Pioneira no lançamento de um Programa Fidelidade para empresa aérea no Brasil, a TAM possui hoje 5,9 milhões de associados e já distribuiu 8,3 milhões de bilhetes por meio de resgate de pontos.

Sobre a Oracle
A Oracle (NASDAQ: ORCL) é a maior empresa de software de negócios do mundo. Para obter mais informações sobre a Oracle, visite o site http://www.oracle.com.

Marcas comerciais
Oracle é uma marca registrada da Oracle Corporation e/ou de suas afiliadas. Outros nomes podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

Contatos TAM:
 
MVL Comunicação
Assessoria de Imprensa TAM
Tel.: (11) 3594-0328 / 0336 / 0302 / 0304 / 0306
Plantão: (11) 9323-3702
equipetam@mvl.com.br
www.mvl.com.br
 
TAM
Gerência de Relações com Imprensa
www.tam.com.br
www.taminforma.com.br
 
Contatos Oracle:

Ketchum Estratégia
Rose Crespo
Tel.: (11) 5189-1294
rose.crespo@oracle.com
Ana Carolina Garcia
Tel.: (11) 5189-1120
ana.garcia@oracle.com

Fábio Auricchio
Diretor de Comunicação Corporativa
Oracle do Brasil
fabio.auricchio@oracle.com

Tânia Magalhães
Diretora de Comunicação Corporativa
Oracle América Latina
tania.magalhaes@oracle.com